A Inteligência Artificial é treinada a partir de um elevado número de dados, entre os quais obras (como músicas, livros, filmes ou outros) protegidos por direitos de autor. O seu uso indevido pode levar a situações de plágio ou descontextualização. No seguimento da parceria entre a rede de Clubes de Comunicação e Informação e o projeto YouNDigital – Jovens, Notícias e Cidadania Digital, os direitos de autor, agora desafiados pelo uso de Inteligência Artificial, são o repto para reflexão mais profunda.
Aceitas o desafio? Aqui ficam algumas sugestões de como podes trabalhar o tema, mas muitas outras são bem-vindas. Usa a criatividade!
- E se este for o mote para fazeres uma investigação mais profunda, em torno da importância de atribuir créditos aos trabalhos, fontes e músicas utilizadas na produção de notícias, para evitar plágio ou cópia? Corre atrás de casos reais e relata-os à tua comunidade YouNDigital&CIC.
- Ou escuta diferentes vozes da tua escola sobre como perspetivam os desafios que a Inteligência Artificial coloca aos direitos de autor no centro do debate. Não deixes ninguém de fora: além dos alunos e professores, procura também saber o que pensam os funcionários e os pais. Além de procurares vozes, dá crédito a essas mesmas vozes e às ideias que elas partilham.
- Aproveita para escrever um artigo de opinião ou crónica. A partir do texto, som ou imagem, reflete em torno destas questões e em torno da forma como os jovens na atualidade agem e pensam sobre os direitos de autor. Sabes que nem tudo o que está online é de todos?
Para a tua proposta ser considerada para o concurso final, em que será atribuído um prémio, deves obrigatoriamente usar os seguintes hashtags: #YouNDigital&CIC e colocar também o #NOMEDOCLUBE a que pertences (como por exemplo, #EçaNews).
Agora podes voltar à página inicial ou começar a publicar aqui.