[PT]
#YouNDigital&CIC | Leitura dos Media para um consumo consciente
Compras impulsivas e promoções (aparentemente) irresistíveis: está a chegar a BlackFriday, que, mundialmente, se assinala na última sexta-feira do mês de novembro. Em Portugal, o apelo a esta data começou em outubro e com ela a necessidade de evocar o consumo consciente e responsável. Logo depois, inicia-se a época natalícia e, com ela, novamente o apelo ao consumo.
Cruzar o domínio dos media com o domínio de literacia financeira e educação para o consumo é o desafio que te propõem, em parceria, a rede de Clubes de Comunicação e Informação e o projeto YouNDigital – Jovens, Notícias e Cidadania Digital.
Que reflexões é que estas datas te provocam? Queremos ler-te ou ouvir-te. Deixamos-te algumas pistas e propostas de tópicos que podes abordar em texto, áudio ou vídeo:
- Competências como: saber ler e identificar publicidade e campanhas em massa é um dos alertas dos media assim como o apelo ao pensamento e análise crítica sobre este fenómeno;
- Identificar riscos: publicidade agressiva e enganosa; manipulação; segurança online; compras online – roubo de identidade, fraudes,..; consumo sem regras;
- Apelar ao consumo consciente e responsável;
- Alertar para datas críticas entre o consumo sem regras (consumismo) e o consumo consciente e responsável (consumerismo):
- Natal
- BlackFriday, NovemberFriday
- O paradoxo: o sábado logo a seguir à Black Friday é o Dia Mundial Sem Compras.
Para a tua proposta ser considerada para o concurso final, em que será atribuído um prémio, deves obrigatoriamente usar os seguintes hashtags: #YouNDigital&CIC e colocar também o #NOMEDOCLUBE a que pertences (como por exemplo, #EçaNews).
Referenciais:
- Referencial Educação para os Media https://cidadania.dge.mec.pt/sites/default/files/pdfs/referencial-epm-versaoatualizada-12dez2023.pdf
- Referencial Educação Financeira https://dge.mec.pt/sites/default/files/ficheiros/referencial_de_educacao_financeira_final_versao_port.pdf
- Referencial Educação para o Consumidor https://dge.mec.pt/sites/default/files/ECidadania/Referenciais/referencial_de_educacao_do_consumidor_educacao_pre-escolar_ensino_basico_e_ensino_secundario.pdf
Agora podes voltar à página inicial ou começar a publicar aqui.
[EN]
#YouNDigital&CIC | Reading the media for conscious consumption
Impulsive shopping and (apparently) irresistible promotions: Black Friday is coming, celebrated worldwide on the last Friday of November. In Portugal, the anticipation for this date began in October, bringing with it the need to evoke conscious and responsible consumption. Shortly after,, the Christmas season will begin and, with it, another call for consumption.
Crossing the domain of media literacy with financial literacy and consumer education is the challenge posed by the network of Communication and Information Clubs and the YouNDigital – Youth, News and Digital Citizenship project are proposing in partnership.
What thoughts do these dates evoke in you? We want to read and/or listen to your thoughts. Here are some hints and suggestions for topics that you can cover in text, audio or video:
- Skills such as: knowing how to read and identify advertising and mass campaigns is one of the media’s warnings, as is the call to think and analyse this phenomenon critically;
- Identifying risks: aggressive and misleading advertising; manipulation; online security; online shopping – identity theft, fraud,…; unregulated consumption;
- Advocating for conscious and responsible consumption;
- Draw attention to the critical dates between unregulated consumption (consumerism) and conscious and responsible consumption (consumerism):
- Christmas
- BlackFriday, NovemberFriday
- The paradox: the Saturday after Black Friday is World No Shopping Day.
For your proposal to be considered for the final competition, in which a prize will be awarded, you must use the following hashtags: #YouNDigital&CIC and also the hashtag #NAMEOFTHECLUBE to which you belong (Such as #EçaNews).
References:
Media Education Framework https://cidadania.dge.mec.pt/sites/default/files/pdfs/referencial-epm-versaoatualizada-12dez2023.pdf
Financial Education Reference https://dge.mec.pt/sites/default/files/ficheiros/referencial_de_educacao_financeira_final_versao_port.pdf
Consumer Education Reference https://dge.mec.pt/sites/default/files/ECidadania/Referenciais/referencial_de_educacao_do_consumidor_educacao_pre-escolar_ensino_basico_e_ensino_secundario.pdf
You can now return to the homepage or start publishing here.