A ética e a responsabilidade na produção de notícias são indissociáveis da credibilidade e confiança no jornalismo. Recentemente, com os avanços tecnológicos e o uso de Inteligência Artificial, revela-se mais importante que nunca assegurar práticas éticas e responsáveis na produção de notícias.
Em parceria, a rede de Clubes de Comunicação e Informação e o projeto YouNDigital – Jovens, Notícias e Cidadania Digital desafiam-te a refletir sobre o jornalismo, os jornalistas, a responsabilidade e ética no exercício da produção das notícias, agora desafiados pelo uso de Inteligência Artificial.
Vamos pôr mãos à obra?
Entrevista um professor, familiar ou colega para saber o que pensam sobre o uso de Inteligência Artificial no jornalismo. E não tenhas medo de ir mais longe: pergunta-lhes que aspetos consideram essenciais que os jornalistas assegurem para garantir a responsabilidade e qualidade do seu trabalho.
Se preferires a verificação de factos, aproveita esta oportunidade para publicar alguns (sobre o país ou, numa escala mais pequena, sobre a tua escola) e assim demonstrar a importância da precisão, confronto de ideias, contraditório e escuta ativa de fontes no trabalho jornalístico.
Também são aceites relatos de experiência, crónicas ou textos de opinião: conta-nos um episódio em que no teu clube se confrontaram com estas questões e como refletiram em torno das mesmas. Ou revela-nos o manual de boas práticas para uso de IA na tua redação, blog, rádio ou televisão.
Estas são só algumas ideias. Muitas outras são bem-vindas. A partir do texto, som ou imagem, aproveita este desafio para pensar sobre ética e responsabilidade na produção de notícias.
Para a tua proposta ser considerada para o concurso final, em que será atribuído um prémio, deves obrigatoriamente usar os seguintes hashtags: #YouNDigital&CIC e colocar também o #NOMEDOCLUBE a que pertences (como por exemplo, #EçaNews).
Agora podes voltar à página inicial ou começar a publicar aqui.