A criação de conteúdos responsáveis e éticos atravessa o desafio de correr contra a maré do discurso de ódio, dos estereótipos, da polarização e da generalização, amplificados pela Inteligência Artificial. Mais do que pensar o papel de todos coletivamente, o novo desafio da parceria entre a rede de Clubes de Comunicação e Informação e o projeto YouNDigital – Jovens, Notícias e Cidadania Digital sugere uma reflexão sobre o papel de cada um a título individual neste oceano mediático.
Vamos a isso? Aqui ficam algumas sugestões para pensares e trabalhares o potencial da produção de conteúdos num ambiente digital que respeite e promova a diversidade de perspetivas, histórias e pessoas para visões do mundo mais completas e equilibradas:
- Que tal reescrever textos que circulam online, retirando expressões que incentivam estereótipos e discriminações? E, posteriormente, fazer uma reportagem sobre essa atividade para publicar em resposta a este desafio?
- Este pode também ser um bom ponto de partida para curtas entrevistas à comunidade escolar sobre bolhas de informação, extremismos e discurso de ódio. Afinal, o que pensam os colegas, pais, funcionários e professores sobre este tema? Procura respostas e opiniões diversas!
- Se preferires um registo mais pessoal, podes optar por um artigo de opinião que reflita a forma como tens garantido a tua responsabilidade individual na produção de notícias ou outros conteúdos no teu clube.
Todas as possibilidades estão em aberto e a criatividade é a chave-mestra. Responde a este desafio com recurso a texto, áudio ou vídeo!
Para a tua proposta ser considerada para o concurso final, em que será atribuído um prémio, deves obrigatoriamente usar os seguintes hashtags: #YouNDigital&CIC e colocar também o #NOMEDOCLUBE a que pertences (como por exemplo, #EçaNews).
Agora podes voltar à página inicial ou começar a publicar aqui.