Nas últimas semanas constatou-se o impacto da comunicação social na sociedade com a demissão de António Costa e com a polémica da atribuição do medicamento mais caro do mundo às gémeas luso-brasileiras. O jornalismo exerceu o seu dever de vigilância às elites políticas fazendo tremer todo um sistema.
A comunicação reveste-se desta importância num mundo em constante mudança, onde são múltiplos os desafios que perpassam todos os setores de uma sociedade. É possível pensá-la a um nível interpessoal, numa esfera privada e a um nível social, cívico e democrático. Haverá, seguramente, espaço para ambas as abordagens nesta nova plataforma que se quer de debate livre sobre temáticas diversas.
Conscientes da força que a linguagem encerra, importa, então pensar a forma como temáticas potencialmente controversas ou estereotipadas são comunicadas, por exemplo, nos média e no jornalismo e como, a mesma influencia o exercício da cidadania e da inclusão. O desafio será, portanto, exortar uma sociedade à intervenção pública, através, talvez de um jornalismo de proximidade que explique eficazmente às pessoas a importância de serem ativos na esfera pública.
Quando o público-alvo são as crianças e os jovens o desafio é outro na exata medida da sua inata exigência e aí também cabe à educação fomentar a participação, a inclusão e sensibilizar para a cidadania ativa.
Foi esse o meu intuito ao narrar a história de uma criança de 10 anos, que sonhava ter um cão. A vida concretizou-lhe esse desejo com bónus: a possibilidade de conhecer novas realidades do mundo e de desenvolver uma consciência cívica bastante acutilante. O maior desafio ao escrever esta obra infantojuvenil foi fazê-lo de forma livre e limpa de palavras estigmatizadas e estigmatizantes para não limitar o pensamento ao meu leitor, criança ou adulto.
O propósito do YouNDigital é exatamente promover o debate e a participação sobre as temáticas que estão na agenda pública, de forma aberta e plural numa perspetiva colaborativa. Esse é o desafio do jornalismo e da comunicação em geral.