A primeira jornada do Grupo E veio repleta de surpresas. A Roménia tornou o jogo contra a Ucrânia que, ao início, se pensava ser equilibrado, em algo que pareceu fácil e venceu por três bolas a zero. Já na outra partida, a Eslováquia surpreendeu ao vencer a Bélgica por 1-0 num jogo com dois golos anulados à seleção belga e a Romelu Lukaku.
Roménia vs Ucrânia
A partida entre a Roménia e a Ucrânia começou com ambas as equipas com ideias muito definidas e muita vontade de marcar. Na primeira meia hora do jogo, a Ucrânia esteve um pouco por cima do jogo, mas não por muito. Esta superioridade ligeira acabou aos 29 minutos com o primeiro golo da Roménia. Um erro do guarda-redes ucraniano, Lunin, na saída da defesa, passou a bola para Nicolae Stanciu que remata fora da área para o canto superior esquerdo da baliza adversária. Após este golo, a Ucrânia nunca mais conseguiu voltar para cima do jogo.
Na segunda parte, a Roménia consolidou a sua vantagem com mais dois golos aos 53 e aos 57 minutos de jogo. Os golos foram marcados por Razvan Marin com um remate potente (100km/h) de primeira onde Lunin fica mal na fotografia ao deixar a bola passar por baixo do seu corpo e por Denis Dragus que marcou na sequência de um pontapé de canto, assistido por Dennis Man que ainda tirou um adversário do caminho antes de fazer a sua segunda assistência do jogo. O homem do jogo da UEFA foi atribuído a Nicolae Stanciu, autor do primeiro golo do embate.
Bélgica vs Eslováquia
Este embate foi dos mais marcantes do torneio até agora, sendo a grande surpresa da competição. Os primeiros 6 minutos do jogo foram muito intensos. Lukaku desperdiçou, aos 2 minutos e aos 5 minutos, oportunidades claras de golo que podiam ter deixado a seleção belga em vantagem muito cedo. No entanto, quem chegou à vantagem cedo foi a Eslováquia. Aos 6 minutos de jogo, Schranz aproveitou um erro de Doku no seu meio campo defensivo e deixou a bola para Kucka rematar, remate esse que foi bloqueado pelo guarda-redes belga, Casteels, sobrando a bola para Ivan Schranz que atirou para dentro da baliza adversária. Antes do intervalo, Casteels ainda evitou o segundo golo da Eslováquia ao defender um remate potente de Lukas Haraslin e Romelu Lukaku desperdiçou a sua terceira grande oportunidade da partida.
A segunda parte revelou-se tanto ou mais intensa do que o primeiro tempo. Na sequência de um canto, Amadou Onana serve Lukaku que encosta sem dificuldade para dentro da baliza, mas fê-lo em posição de fora de jogo levando à invalidação do golo, após revisão do VAR. A Bélgica passou a segunda parte inteira com uma pressão muito intensa e a aparecer em zonas de finalização com consistência, mas sem sucesso. Aos 86 minutos, o recém-entrado na equipa belga, Openda ganhou um duelo individual ao defesa adversário e cruzou para Lukaku finalizar de cabeça, que chega a colocar a bola dentro da baliza outra vez, mas, após intervenção do vídeo-árbitro, é revelado que Openda utilizou a mão na bola para ganhar o duelo ao adversário, portanto o golo é anulado, fechando o jogo ineficaz de Romelu Lukaku. Stanislav Lobotka ganhou o prémio de homem do jogo da UEFA pela sua prestação defensiva.