Mais um grupo com jogos muito disputados, o grupo D produziu uma primeira jornada com poucos golos, mas intensa. Os Países Baixos derrotaram a Polónia (que não pôde contar com a sua estrela, Robert Lewandowski, devido a lesão) por 2-1, já a França venceu a Áustria por 1-0, com um auto-golo. O jogo ficou marcado pela lesão de Mbappé, que partiu o nariz.
Polónia vs Países Baixos
A primeira contribuição portuguesa para este Europeu veio na forma de Artur Soares Dias que foi o árbitro principal desta partida. Este jogo começou de uma forma equilibrada, com um ascendente inicial dos Países Baixos, que foi cortado pelo golo de Buksa no seguimento de um pontapé de canto marcado por Zielinski a colocar os polacos em vantagem. Depois do golo, os neerlandeses intensificaram a pressão, criaram várias oportunidades e o empate parecia apenas uma questão de tempo. E eis que chegou, aos 30 minutos, Cody Gakpo com um remate à entrada da área que ainda desvia num defesa antes de entrar na baliza de Szczesny. Os Países Baixos mantiveram a pressão até ao intervalo, mas sem sucesso.
A segunda parte foi marcada por um certo abrandamento de ambas as equipas até que o selecionador neerlandês, Ronald Koeman, refrescou o seu ataque aos 80 minutos de jogo, com a entrada de Frimpong e de Weghorst. E foi mesmo Weghorst que, após passe de Nathan Aké, completou a reviravolta no marcador apenas dois minutos depois de entrar em campo. O homem do jogo da UEFA foi Cody Gakpo, autor do primeiro golo dos Países Baixos.
Áustria vs França
Este jogo foi, provavelmente, aquele que teve menos oportunidades de golo para ambas as equipas. A França foi, como esperado, mais dominante durante a partida toda, mas sem criar chances claras de golo durante muito tempo. A primeira grande oportunidade de golo apareceu aos 35 minutos e pertenceu à Áustria, com Baumgartner a aparecer isolado frente a Maignan, que fez bem a mancha e impediu o golo da equipa austríaca. A França respondeu a este perigo com um ataque perigoso de Mbappé a fazer um cruzamento que encontrou a cabeça do defesa austríaco Wöber que engana o seu guarda-redes e entra na baliza, fazendo o único golo da partida.
Na segunda parte, a França esforçou-se para abrandar o ritmo de jogo. Esforço este comandado por N’Golo Kanté que foi uma presença constante no meio campo durante os 90 minutos. Aos 88 minutos, Mbappé chocou com o nariz na nuca de Danso e ficou a sangrar no relvado. O francês ainda tentou regressar à partida mas rapidamente necessitou de ser substituído. Mais tarde, depois do apito final, foi revelado que o novo avançado do Real Madrid fraturou o nariz e fica em dúvida para o resto do torneio. Kanté foi nomeado para o prémio de homem do jogo da UEFA.