O campeonato da Europa na Alemanha arrancou com 10 golos nos dois primeiros jogos. Os anfitriões derrotaram a Escócia por 5-1 no primeiro dia do torneio. Já no dia seguinte, no outro jogo do grupo A, a Suíça venceu a Hungria por três bolas a uma.
Alemanha vs Escócia
O jogo de abertura viu a Alemanha, esperançosa para causar uma boa primeira impressão no seu torneio caseiro, defrontar uma Escócia que se tem tornado presença regular em fases finais de grandes torneios internacionais. Apesar do espírito combativo dos jogadores escoceses, que defendiam todas as bolas como se fosse a última, a equipa alemã foi, ao longo do jogo, encontrando várias lacunas na defesa adversária que foram exploradas pela dupla de atacantes nascida em 2003: Florian Wirtz e Jamal Musiala, que fizeram os dois primeiros golos da partida aos 10 e aos 19 minutos, respetivamente. Ainda antes do intervalo, a Escócia viu a sua vida ainda mais dificultada quando Ryan Porteous fez um penálti sobre Gündoğan. O cartão vermelho direto foi mostrado ao defesa do Watford pela gravidade da falta e o marcador subiu para 3-0 depois de Kai Havertz concretizar a grande penalidade.
A seleção da casa entrou na segunda parte como acabou a primeira: a pressionar alto e à procura de mais golos, que encontrou aos 68 minutos por parte do recém-entrado Niclas Füllkrug, que havia substituído Havertz no 62º minuto. O avançado do Borussia Dortmund disparou um remate a 110 quilómetros por hora perto da marca de grande penalidade, não deixando hipótese de defesa para o guardião escocês. Antes do final da partida, houve ainda um auto-golo de Rüdiger, fazendo assim o golo de honra da Escócia, que ainda viu a sua baliza alvejada mais uma vez por Emre Can, que fechou o marcador aos 93 minutos. Jamal Musiala foi votado o homem do jogo.
Hungria vs Suíça
No segundo dia do Euro 2024, a segunda partida do grupo A viu a Hungria a defrontar a Suíça. Tal como o jogo de abertura, este também teve um golo madrugador. Aos 12 minutos, o médio suíço Kwadwo Duah visou, com sucesso, a baliza adversária, no entanto, o jogador do Ludogorets teve os seus festejos adiados pelo árbitro da partida, que assinalou um fora de jogo. Depois de revisão do VAR, o golo foi validado e os suíços puderam festejar. A primeira parte foi marcada por uma grande dominância da Suíça, sendo que os húngaros tiveram de esperar até aos 39 minutos de jogo para conseguirem um lance de perigo. Antes do intervalo a Suíça aumentou a sua vantagem ao aproveitar uma certa passividade da defesa húngara. Aebischer fez o 2-0 com um remate de fora da grande área.
Na segunda parte, a seleção húngara demorou um pouco mais do que desejaria para responder à desvantagem no marcador, tendo de esperar até aos 60 minutos de jogo para criar a sua primeira oportunidade do segundo tempo. Barnabas Varga conseguiu, aos 66 minutos, reduzir a vantagem da Suíça ao cabecear um cruzamento de Szoboszlai. Depois de um período de pressão húngara, a Suíça volta a estar por cima antes do final da partida, com Embolo a fechar o marcador e a acabar com quaisquer esperanças húngaras de tirar um ponto do seu primeiro jogo do torneio, aos 93 minutos. Granit Xhaka foi nomeado o homem do jogo, tendo controlado o meio campo suíço durante os 90 minutos.