A primeira jornada do Grupo F trouxe um jogo muito intenso e outro muito parado. No que foi, talvez, o jogo mais disputado da jornada, a Turquia venceu a estreante Geórgia por três bolas a uma, sendo que o resultado não dignifica o quão equilibrada foi esta partida. Já no Portugal-Chéquia, aconteceu o contrário. A seleção das quinas venceu os adversários por 2-1, mas esteve por cima durante a grande maioria do jogo, mesmo que não tenha criado muitas oportunidades.
Turquia vs Geórgia
Se muitos jogos deste Europeu arrancaram com muita agressividade e intensidade mas depois, mais tarde, abrandaram, o Turquia-Geórgia não abrandou, em momento algum.
A Turquia afirmou o seu favoritismo desde o começo da partida, deixando a Geórgia a baixar as suas linhas e a apostar no contra-ataque. Houve várias oportunidades de golo para ambos os lados, mas foi a Turquia quem abriu o marcador aos 25 minutos da partida com um remate forte em volley de Mert Müldür no seguimento de um cruzamento que não deixou hipótese de defesa para Mamardashvili, o guarda-redes georgiano. Dois minutos depois, a Turquia fez a bola entrar na baliza adversária uma segunda vez num lance desbloqueado por Arda Güler, que encontrou o Orkun Kökçü, jogador do SL Benfica, que, por sua vez, serviu Yildiz para que finalizou sem dificuldades mas, após revisão do VAR, foi revelado que Yildiz estava ligeiramente fora de jogo. A Geórgia respondeu com muita força ao golo sofrido e foi rondando a baliza adversária até que, aos 32 minutos, Mikautadze aparece sem marcação dentro da área turca e remata de primeira em direção ao guarda-redes, Gunok, que fica um pouco mal na fotografia ao deixar a bola a passar por baixo do corpo.
Na segunda parte, com o jogo empatado, as duas equipas voltaram ao relvado com muita vontade de marcar e ganhar o jogo. Aos 65 minutos, Arda Güler recebe a bola à entrada da área georgiana e atira ao canto superior esquerdo para colocar a Turquia em vantagem, tornando o jogo de estreia em fases finais mais especial para o jovem de 19 anos do Real Madrid. Após o golo, a Geórgia perseguiu com muita vontade o golo do empate, tendo chegado perto de o fazer logo aos 69 minutos, com um remate à trave de Kochorashvili e, mais tarde, tendo desperdiçado 2 oportunidades no tempo de descontos. Para fechar o marcador, o suplente utilizado Akturkoglu recebeu a bola no seu meio campo e correu para a baliza vazia depois de Mamardashvili ter subido à área turca para um pontapé de canto, e encostou para um golo fácil e para confirmar a vitória da Turquia. O homem do jogo da UEFA foi atribuído a Arda Güler, recompensando a grande exibição do jovem médio.
Portugal vs Chéquia
O segundo jogo do Grupo F e o último da primeira jornada do torneio, viu a seleção portuguesa estrear-se no campeonato da Europa com uma vitória sofrida. O jogo foi caracterizado por um relativo equilíbrio no que toca às oportunidades de golo, apesar de a equipa portuguesa ter tido o domínio da posse de bola. A primeira parte passou sem quaisquer acontecimentos merecedores de nota.
Na segunda parte, ambas as equipas tentaram aumentar o ritmo de jogo e Portugal conseguiu consolidar o seu favoritismo. No entanto, a Chéquia, com mais eficácia, concretizou a primeira oportunidade de golo que teve, aos 62 minutos, com um grande remate de Provod que não deixou hipótese para Diogo Costa. Portugal, forçado a correr atrás do prejuízo, aumentou o ritmo ainda mais, mas sem muito critério e sem conseguir ter chances claras de golo. Aos 69 minutos, na sequência de um cruzamento, Nuno Mendes cabeceou em direção ao guarda-redes checo que, por falta de comunicação, defendeu contra o seu colega, Hranac que fez auto-golo, empatando o jogo. A seleção das quinas continuou a pressionar à busca do golo da vitória. Aos 87 minutos, Diogo Jota marca na recarga de um cabeceamento de Ronaldo ao poste adversário. Após revisão do VAR, foi revelado que Ronaldo partiu de posição irregular e o golo foi anulado. Já no período de descontos, o recém-entrado Pedro Neto teve um lance individual e passou para dentro da área em direção a Provod, que cometeu mais um erro depois do seu auto-golo e deixou a bola passar para o também recém-entrado Francisco Conceição que rematou para dentro da baliza adversária e estreou-se a marcar pela seleção nacional. O prémio do homem do jogo da UEFA foi dado a Vitinha, pela sua exibição exemplar no meio-campo português.