A primeira jornada do grupo C foi caracterizada por jogos muito equilibrados. A Inglaterra venceu a Sérvia por 1-0, enquanto que o embate entre a Dinamarca e a Eslovénia acabou empatado a uma bola.
Sérvia vs Inglaterra
O maior acontecimento desta partida veio logo aos 13 minutos com o cabeceamento certeiro de Jude Bellingham depois de um cruzamento de Bukayo Saka. O resto da partida foi, na sua maioria, sem muitos eventos. Apenas Harry Kane esteve perto de fazer o segundo golo inglês mas viu a trave negar o seu golo e, do outro lado, Jordan Pickford negou o golo a Vlahovic depois de um remate potente do sérvio. O prémio de homem do jogo da UEFA foi atribuído a Jude Bellingham, por ter feito o único golo do embate.
Eslovénia vs Dinamarca
Esta partida foi também marcada pela primeira participação de jogadores do campeonato português com a titularidade dos dinamarqueses Morten Hjulmand e Alexander Bah, que representam o Sporting CP e o SL Benfica, respetivamente. O primeiro evento do jogo aconteceu ao minuto 17, com o golo de Christian Eriksen a colocar a Dinamarca à frente do marcador. Eriksen marcou assim o seu regresso ao Campeonato da Europa da melhor maneira depois de cair inanimado no campo no jogo inaugural da Dinamarca no Euro 2020. O resto da primeira parte foi caracterizado por um equilíbrio em termos de oportunidades, mas nenhuma das equipas conseguiu concretizar o perigo que causou.
A segunda parte do jogo seguiu muito como a primeira, com oportunidades e perigo para ambos os lados, mas com um crescendo da Eslovénia, com o ex-Sporting Andraž Šporar a desperdiçar várias oportunidades de empatar a partida. Até que, aos 77 minutos, no seguimento de um pontapé de canto, Janža aproveita uma bola cortada pela defesa dinamarquesa para desferir um remate à baliza que desvia em Hjulmand, traindo Kasper Schmeichel e fazendo, assim, o golo do empate. Antes do final da partida, Šporar falhou mais uma grande oportunidade, desta vez para colocar os eslovenos em vantagem, permitindo assim que o jogo acabasse num empate a uma bola, o primeiro do torneio até à altura e o único da primeira jornada inteira. Christian Eriksen, autor do golo da Dinamarca, foi nomeado o homem do jogo pela UEFA.